Ter o benefício indeferido pelo INSS quando se está doente é um sentimento muito revoltante que gera muita indignação.
A sensação de injustiça é ainda maior porque o INSS é financiado através dos descontos previdenciários do contracheque do trabalhador todos os meses.
Em muitos casos, na hora que o trabalhador, por motivo de doença, mais precisa se afastar do trabalho, a perícia do INSS nega o benefício sob a alegação de que enfermidade acometida não dá direito ao afastamento.
Por esse motivo, neste texto mostraremos as 4 doenças da coluna que mais geram afastamento no INSS, seja por aposentadoria por invalidez ou auxílio doença e o conceito de cada enfermidade.
1-HÉRNIA DE DISCO
A coluna é formada por discos intervertebrais de fibrocartilagem e elásticos que atuam como amortecedores de impactos impedindo o contato e o desgaste de uma vértebra com outra.
A hérnia de disco ocorre devido ao desgaste desses discos que saem do eixo e se deslocam para o canal vertebral comprimindo os nervos da região causando dores insustentáveis.
As principais causas da hérnia disco são:
- Acidentes e traumas
- Carregamento de peso excessivo
- Má postura no dia a dia
- O desgaste pelo tempo e a genética
Existem 3 tipos de hérnia de disco, são elas:
- Lombar
- Cervical
- Torácica
É muito comum sentir fraquezas nas pernas, formigamento nas pernas e braços, dor na nuca e no pescoço.
As profissões como: metalúrgicos, pedreiros, faxineiras, dentre outras profissões braçais são as mais propícias a apresentarem hérnia de disco.
No Brasil, a hérnia de disco é uma das doenças da coluna que mais causam afastamento seja por auxílio doença ou por aposentadoria por invalidez.
2-LOMBALGIA
A lombalgia é a dor nas costas mais comum, localizada na região lombar, na parte mais baixa da coluna entre as últimas costelas e acima dos glúteos.
Existem 2 tipos de lombalgia:
Aguda: É a mais comum, geralmente ocorre após um exercício físico intenso, carregamento de peso excessivo ou uma má postura. Atinge pessoas mais jovens.
Crônica: Atinge pessoas acima de 35 anos. As dores persistem por mais de 12 semanas. A origem da dor é por causa de inflamação de algum nervo da coluna.
A lombalgia geralmente é causada carregamento de peso excessivo, má postura, sedentarismo, fatores genéticos e posições não ergonômicas.
Trabalhadores que exercem atividades braçais são os mais propensos a adquirirem lombalgia porque carregam muito peso e permanecem em posições viciosas.
A ausência das pausas para descanso e a falta fornecimento dos EPI´s são fatores que contribuem para o agravamento da enfermidade.
A lombalgia é uma enfermidade que gera muito afastamento no Brasil.
Todavia é preciso ter muita cautela antes de dar entrada no requerimento do benefício junto ao INSS nos casos de doença do trabalho.
Antes de tudo, procure um advogado previdenciário.
Muitas vezes a enfermidade foi certamente adquirida no trabalho, mas por um erro do INSS ou até mesmo pela entrega de documentação insuficiente por parte do segurado o INSS conclui que a enfermidade não tem correlação com o labor.
A enfermidade adquirida no trabalho terá enormes reflexões em favor do trabalhador tanto na esfera trabalhista quanto na previdenciária. (clique aqui e saiba tudo)
3–CERVICALGIA
É uma dor situada nas vértebras cervicais. A dor pode ser aguda (dura alguns dias) ou crônica ( várias semanas).
A aguda está relacionada com movimentos bruscos do pescoço, gestos repetitivos, má postura ou um traumatismo cervical.
A crônica normalmente é causada por uma artrose cervical.
A cervicalgia é um problema muito comum e constitui causa significativa de que incapacidade no Brasil.
4-CERVICOBRAQUIALGIA
É a dor que inicia no pescoço e irradia até o braço e os dedos.
O mais comum é dor irradiar para um lado do corpo.
Entretanto, existem casos em que ela se irradia para os dois lados.
Os casos mais comuns são lesões por causa de um acidente ou traumas causados por alguma prática esportiva.
Outros fatores causadores são: estresse e ansiedade por longos períodos, doenças reumáticas e hérnia de disco cervical.
Os sintomas são: fraqueza, diminuição de força, perda do reflexo, dificuldade para escrever ou segurar algo e formigamento.
No caso de lesões provocadas por acidente de trabalho ou doença ocupacional, acidente de trânsito ou doméstico que resultarem seqüelas parciais e permanentes como: diminuição de força, dificuldade para segurar objetos, o segurado poderá ter direito ao benefício chamado auxílio acidente (clique aqui para ver se você tem direito)
Para aposentar por invalidez a incapacidade precisa ser total e permanente, como no caso da cervicobraquialgia bilateral.
Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário abaixo ou então entre em contato conosco por telefone.
Tenho 53 anos funcionaria pública 20 anos de serviço função servente 12 anos trabalho um 1mes só a falta 1ano depois volto trabalho 15 dias depois mas um ano de auxiliar. A pergunta é posso minha aposentadoria doença henia de disco na lomba e serviçal.
The Real Person!
Boa tarde Maria das Chagas! Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um, abço
Sou portadora da moléstias estenose do canal vertebral mais discopatia degenerativa sinto muitas dores
Tenho grave pobremas de em fermidadé como ernia de disco desvio de coluna em framasao na coluna artozé fiquei quase e cinco anos depos me colocaro na rua
The Real Person!
Boa tarde Liesse! Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço
Quero saber sobre a coluna torácica
Tenho profusão na T6T7T8T9T10
Eu tenho direito da aposentadoria por invalidez Eu tenho hérnia disso lombar escoliose cônica lombalgia degenerativa eu tenho hérnia de disco cervical cid c5c6 Esponiloartrose degenerativa
The Real Person!
Boa tarde Aldir! Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço
Boa tarde! Sou professor , tenho hérnia de disco na cervical e lombar. Sinto dores diariamente . Tenho direito à aposentadoria ?
Boa dia!
Tenho escoliose torácica (artrodese) após cirurgia ainda com 44 graus de desvio, apresentou agora duas hérnia de disco na lombar e bursite no quadril do lado direto. Tenho direito a aposentadoria por invalidez?
Sinto dores,não consigo ficar em pé muito tempo e nem sentada muito tempo.
The Real Person!
Boa tarde Vanessa! Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço
Tenho bursite dos dois lados, escoliose na coluna e descobri recentemente quando sai da empresa tinha bico de papagaio na coluna e agora não consigo trabalho nem muito menos tratamento pois a empresa deu minha conta em meio de um tratamento e agora tenho algum direito?
The Real Person!
Boa tarde Marlene! Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço
Boa noite . Tenho espondilose lombar , sou funcionária pública. Minha cervical tambem me traz muito problema. Eu consigo aposentadoria por invalidez? Ou afastamento do trabalho? Obrigado.
The Real Person!
Olá Geovania, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço
Boa tarde! Sou professor , tenho hérnia de disco na cervical e lombar. Sinto dores diariamente . Tenho direito à aposentadoria ?
The Real Person!
Olá Francimar, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço
Boa tarde , trabalhei como mecânico de automóveis e contribui por 32 anos, em um emprego perdi um pouco da audição por falta de epi, entrei com processo mas fizemos acordo na primeira audiencia , agora faz alguns anos que venho sofrendo com artrose na coluna servical, sinto muita dor de cabeça, dor nos braços não consigo olhar pra cima sem segurar a cabeça com a mão , pois doi muito, vou olhar para o lado da um estalo na nuca e doi muito.
Tem como conseguir aposentadoria por invalidez ou alcilio doença nesse caso, peço uma ajuda por favor, obrigado.
The Real Person!
Olá Paulo, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço
Boa tarde , artrose na coluna servical da aposentadoria por invalides ou alcilio doença?
The Real Person!
Olá Paulo Roberto, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço
Boa tarde fiz exame de radiografia duas vezes e consto que estou com artrose no quadril mas ainda ñ está avançada fiz outro que deu a mesma coisa mas agora apareceu outro problema chamado sacroileite será q tenho direito a afastamento
The Real Person!
Olá Daniele, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço
Oi Tenho lombalgia degenerativa hernia de disco na coluna cervical bursite no ombro esquerdo tenho algum direito?
The Real Person!
Olá Terezinha, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço
Tenho artrose crônica na coluna cervical e lombar, assim como doença do nível adjacente, ja tendo feito artrodese em níveis C4-C5, C5-C6, C6-C7 e L5-S1. Apresento tb protusão discal em C3-C4, com degeneração discal e compressão do saco tecal, assim como desidratação dos discos D12 a L5. Estou com auxílio doença, conseguido na justiça, já que o INSS me deu alta várias vezes. Será que consigo transformar o benefício em aposentadoria por invalidez?
The Real Person!
Olá Carla, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço
Sou funcionária pública há 23 anos(escrevente).Tenho 68 anos.Há 13 anos fui operada de espondilolistese lombar e estenose de canal L4 e L5.Agora,em home office, sentada,digitando muito tempo,piorei muito.Estou afastada há um mês, em decorrência de fortes dores relacionadas a falta de ergonomia do trabalho em home office.Feita ressonância fui encaminhada para cirurgião para parecer sobre nova cirurgião Há possibilidade de aposentadoria por invalidez em decorrência do trabalho?
Bom dia,tenho escoliose dorsal com t10 para a esquerda sinto muitas dores,muitas vezes minha coluna trava não consigo me movimentar,até para espirrar tenho que me agachar porque doi
Tenho hérnia protrusa foraminal esquerda em L3-L4 que toca a raiz ipsilateral de L3.
Tenho hérnia protrusa foraminal direita em L4-L5 que toca a raiz ipsilateral de L4.
Tenho nódulo de Schormol agudo nos platôs opostos de L2-L3.
Isso cabe aposentadoria ?.
The Real Person!
Olá Welington, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço
Boa tarde.
Tenho artrodese lombar com laminectomia é síndrome pois laminectomia, estou afastado a 2 anos pela perícia do INSS.
Posso entrar com ação pedindo minha aposentadoria?
Qual seria a probabilidade de êxito no perigo?
The Real Person!
Olá Luis Paulo, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço
Tenho artrose varios bico de papagio e hernia de disco sera consigo afastar trabalhava de faxineira agora nao consigo mas mta dor.
The Real Person!
Olá Maria, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço.
Bom dia eu tenho hérnia de disco e escoliose não consigo nem fazer o serviço doméstico todos os dias há 10 anos o médico prescreveu algumas restrições ,mas depois que tive meu 3 filho o cansaço ,a fraqueza ficou pior . Nunca trabalhei com carteira assinada por não suportar cumprir horas de trabalho meus pais também tem problemas, de coluna por esse motivo acredito que seja algo genético será que isso me daria algum direito a benefício?
The Real Person!
Olá Gláucia, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço.
Bom dia mim chamo Maria e eu sinto dor no coluna já fiz uns exames e catou que tenho começo de bico de papagaio e deu dedeneraçao nos ossos e os meus ossos tava ficando torto tive que fazer fisioterapia e fica afastado por 60 dias só que isso já tem uns dois anos mais agora voltou a doe tudo novamente e com mais frequência será que o caso de afastamento novamente
The Real Person!
Olá Maria, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço.
Tenho poblema de nervo ciático, tenho direito a aposentadoria? Obs: no momento não trabalho de carteira assinada.
The Real Person!
Olá Claudia, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço.
Tenho 52 anos trabalhei como telefonista 20 anos e a 10 anos estou desempregada, fiz ressonância constatou espondilose cervical e discopatia degenerativa, tenho direito ao benefício ou aposentadoria por invalidez?
The Real Person!
Olá Lu Silva, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço
Meu nome é Madalena tenho 48 anos Fui Diagnosticada Com Fibromialgia Túnel do Carpo Bilateral de Moderada a Grave, Ressonância Magnética da Coluna Cervical Mostra Hérnia de Disco C6/C7
CID-10: -M 75.1 -M 77.1 -G 56.0 -M 50.1
£ Gostaria de Saber Se Tenho Direito a Aposentadoria?
The Real Person!
Olá Madalena, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abço
Tenho cervicobranquialgia lombociatalgia ernias de disco com radiculopatia e osteofitos na coluna tenho tunio de carpo e tendinite nos ombros será que consigo se aposentar???
Boa Noite mim chamo silene tenho 44anos eu tenho hernia de disco3 discopatia degerativa espondilose na coluna lombar e só pescadora tenho a carteira de 2004 tenho direito de mim aposentadoria
Boa tarde . Me chamo Karen. Tenho discipatias da coluna cervical a lombar. Várias protusoes e abaulamentos,sinto dor 24 horas por dia. Faço tratamento para amenizar a dor. Estou de auxílio doença, mas gostaria de solicitar a minha aposentadoria por invalidez. Tenho mais de 12 meses de contribuição.
Obrigada
The Real Person!
Olá Karen, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abraço.
Eu sou Luciana tenho desgaste na coluna tenho direito auxílio doença
The Real Person!
Olá Luciana, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abraço.
Boa noite tenho 54 anos, e descobri através de desintometria óssea que tenho osteoporose avançada na coluna, espondiloartrose cervical artrose em grau alto nos dois joelhos e na bacia ou seja no quadril tbm, ainda trabalho, mas sinto muitas dores, será que tenho direito à aposentadoria? Me ajudem por favor
Boa tarde!
Tenho pinos na coluna lombar e estou com Hernia na cervical consigo me aposentar?
Aguardo retorno.
The Real Person!
Olá Cristiano, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abraço.
Ola boa noite, estou com problema no nervo Ciático, carrego bastante peso no meu trabalho, meu chefe mandou eu ir aí médico pedir laudos para receber pelo INSS, com problemas no Ciático tenho direito aí auxílio doença? Desde já agradeço
The Real Person!
Olá Guilherme, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abraço.
Meu médico deu Cid 10 M54.1 sinto dores diariamente na região lombar, cãibras, dormência e fraqueza na perna esquerda.
Tenho direto ao auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.
The Real Person!
Olá Angélica, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abraço.
Da aposentadoria exames diaco lor degeneração,abaulamento disco osteofitario em c3 -c4 que comprime o saco dural a medula
The Real Person!
Olá Patrícia, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abraço.
Meu nome e Marcio sou pedreiro a mais de 20 anos estou com desvio na coluna e hérnia de disco tenho exame quecomprovam quero pedir um afastamento no inss o que vcs me aconcelha fazer qua procedimento dez de ja agradeço
The Real Person!
Olá Márcio, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abraço.
Boa noite! Meu nome é Cristiana, Tenho vários problemas de saúde. Como sindrome do tunel do carpo, bursite nos ombros, tendinopatia em um lado do quadril e bursite no outro, tendinopatia diginerativa na lombar e na cervical, problemas no joelhos. São várias outras coisas, tenho direito a aposentadoria? E-mail cris.rs18@yahoo.com.br
Obg!!
The Real Person!
Olá Cristiana, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abraço.
Aquisição helicoidal multislice com reconstruções nos planos coronal e sagital. ASPECTOS OBSERVADOS : Osteófitos marginais nos corpos vertebrais. Anomalia congênita com defeito de segmentação em C5-C6. Pedículos e arcos posteriores íntegros. Articulações interapofisárias de aspecto normal. Artrose uncovertebral respectivo forame neural. em C4-C5 à direita, reduzindo a amplitude do Pequenas protrusões póstero-medianas dos discos intervertebrais C3-C4 e C4-C5, indentando a gordura epidural anterior. Forames neurais com amplitude preservada. Canal medular central com amplitude mantida.
Aquisição helicoidal multislice com reconstruções nos planos coronal e sagital. ASPECTOS OBSERVADOS : Corpos vertebrais com altura preservada, apresentando osteófitos marginais. Pedículos e arcos posteriores sem alterações. Alterações degenerativas nas articulações interapofisárias em L3-L4 à esquerda e em L5-S1 à direita. Discreto abaulamento difuso do disco intervertebral L4-L5. Abaulamento póstero-mediana difuso do disco intervertebral L5-S1, com protrusão lateralizada à direita, indentando a gordura epidural anterior. Forames neurais e canal medular central com amplitude preservada.
Com esse diagnóstico eu consigo me afastar ou aposentadoria?
The Real Person!
Olá Glaucia, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abraço.
Tenho 30 anos tenho hérnia de disco na L4 e L5 tenho artrose é bico de papagaio tenho direito a aposentadoria por invalidez sou agricultora.
The Real Person!
Olá Renata, tudo bem? Te encaminhamos um e-mail explicando como proceder. Um abraço.
Meu nome é Aldir De Souza Belisio eu tenho hérnia de disco lombar hérnia cervical cid c5c6 Esponiloartrose degenerativa escoliose cônica lombalgia degenerativa eu bico de papagaio eu tenho dereito da aposentadoria por invalidez
Meu nome é Aldir De Souza Belisio eu tenho hérnia de disco lombar l1l2l3l4l5s1 tem hérnia cervical cid c5c6 Esponiloartrose degenerativa escoliose cônica lombalgia degenerativa bico de papagaio eu tenho dereito da aposentadoria por invalidez